PROJETO HORTA ESCOLAR
Na horta, todas as atividades realizadas, desde a escolha do local, passando pela preparação do solo, semeadura, plantio e até a colheita, são vistas como excelentes recursos pedagógicos que facilitam o educador no processo ensino-aprendizagem.
ATIVIDADE TRANSDISCIPLINAR
Neste sentido, tais atividades não podem ser aprisionadas em uma disciplina específica, pois o olhar disciplinar dificulta a idéia de natureza como sistema integrado. Nas atividades geradas com a montagem da horta, buscamos a construção do conhecimento que está entre as disciplinas, através das disciplinas e que vá além de qualquer disciplina, ou seja, o conhecimento transdisciplinar. Alguns temas ambientais, como o lixo e seus problemas, as questões relacionadas à água, ao solo e ao desmatamento surgem no desenvolvimento das atividades, cabendo ao educador ampliá-los de acordo com as necessidades do grupo.
Certamente o tema que mais chama a atenção é a alimentação, principalmente na época da colheita, o que possibilita trabalhar questões como segurança alimentar, educação alimentar e desnutrição.
"Tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver: Uma planta, um animal, uma criança, um idoso, o planeta Terra." (Leonardo Boff)
De acordo com o filósofo Leonardo Boff, o cuidado é uma "essência do humano" e se apresenta como uma possibilidade numa nova relação entre o ser humano e a natureza. Neste trabalho, esta essência está sempre presente, pois, na horta, temos que cuidar das plantas, da terra, dos animais, da água, do ar e de tudo que nela aparece.
Adaptado de: http://www.hortaviva.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário